Conhecendo a República Tcheca: Domažlice e Klenčí pod Čerchovem.

07:21:00

Bom dia, pessoas que leem isso e Amanda do futuro!

No último post, eu contei um pouquinho sobre como foi "morar", durante meus primeiros dias na República Tcheca, na fofinha Horšovský Týn. O mais legal de tudo é que, enquanto eu estava lá, a Kristýna (minha amiga tcheca linda ♥) sempre me levava passear em lugares diferentes - cada dia ela tinha uma programação.

Assim, acabei conhecendo outras cidades/vilarejos da região. Por isso, hoje resolvi falar das duas cidadezinhas que ela me levou que mais gostei: Domažlice e Klenčí pod Čerchovem (saúde!). Ambas ficam super pertinho de Horšovský Týn, mas são super diferentes entre si. 

Conhecer Domažlice foi legal porque ela é tipo ~a cidade grande~ da região, com cerca de 10 mil habitantes, tanto que ela é a cidade que dá o nome ao distrito em que está localizada (na República Tcheca, o país se divide em regiões e depois em distritos. Horšovský Týn e Klenčí pod Čerchovem ficam no distrito de Domažlice). Mas, enfim, deixando a geografia tcheca de lado... vamos a cidade em si!

Domažlice é bem parecida, num geral, com Horšovský Týn e outras cidades típicas tchecas: com construções bem coloridas, uma igreja central no meio da cidade e... um castelo, é claro. Uma das coisas mais legais que eu descobri lá - e usei pelo resto do intercâmbio - é a existência um prato "menu", como se fosse um prato do dia, nos restaurantes na hora do almoço. Esses pratos tem um preço meio que padrão em todos os restaurantes e, além de super baratos, são deliciosos. Nesse dia, eu paguei cerca de 8 reais num prato SUPER chique e gostoso de massa e carne, em um restaurante que também era bar e balada a noite (sim, a peque-cidade também tem balada hahahah). Foi amor ao primeiro "menu". ♥

Centrinho da cidade ♥

A igreja da cidade estava fechada, por ser inverno, mas, por um milagre, o museu do castelo estava aberto! Foi bem baratinho para entrar nele, cerca de 6 reais.

O castelo em si não era muito legal por fora, mas a visita interna foi muito interessante. Então, lição para todas as viagens: não se deixe levar pela aparência do lugar. Lá dentro, tinha vários adereços e roupas da época medieval, espaços subterrâneos, museu de brinquedos tchecos, coisas sobre a cultura tcheca, enfim... Como uma imagem explica bem mais que mil palavras:



Além disso, no castelo, havia uma torre (a da foto abaixo), que eu QUASE morri pra subir. Mas, chegando lá em cima, valeu muito a pena, já que tivemos uma vista de toda - literalmente - cidade.




Vista da torre do castelo, com a torre da igreja ali atrás :)
Se Domažlice foi especial por ser a "cidade grande" da região, Klenčí pod Čerchovem foi por um motivo bem diferente. A cidade, na verdade, nem chega a ser uma cidade em si. Segundo a Wikipedia (hahaha), Klenčí pod Čerchovem é uma cidade-mercado, localizada no distrito de Domažlice, na região de Pilsen, igual eu expliquei antes. Uma cidade-mercado ou, em tcheco, uma městys, é uma cidade pequena demais para ser considerada uma cidade, mas que tem importância mercantil maior que uma vila, digamos assim. Para vocês terem uma noção do quão pequena é, Klenčí tem cerca de 1200 habitantes! Tá, ok, mas o que eu vi de tão legal lá?

NEVEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! 

A cidadezinha fica bem na divisa com a Alemanha, bem no alto e perto das montanhas (o país inteiro é rodeado por montanhas, que são como fronteiras naturais), ou seja: lá neva bem mais do que nos outros lugares da região. Minha amiga, então, dirigiu comigo até lá, vimos a cidade em si e continuamos sentido Alemanha, até entrarmos numa estrada no meio da floresta, onde tinha neve PRA CARAMBA. Eu nunca tinha tido contato com neve na vida, então foi um dia muito mágico para mim, mesmo. 

No fim das contas, acabamos passando um tempão fazendo tudo o que a gente tinha direito: guerrinha de bola de neve, boneco de neve, anjinho... tudo, tudo! A diferença é que nos filmes fazer boneco de neve parece TÃO easy e que ninguém me avisou para não ir de moletom na neve (ok, fui muito burra). Saí de lá com o cabelo e roupas super molhados, mas muito feliz e parecendo uma criança. ♥ Acho que as fotos abaixo explicam bem:



Depois de brincarmos like never before, entramos no carro e fomos super rápido para casa, tomar um banho e ficar embaixo das cobertas - assistindo filme e comendo bolachinhas típicas tchecas. Quer dia melhor?

Não sei se existem muitas pessoas que se interessam por mini-cidades da República Tcheca, mas eu adorei escrever esse post, então espero que gostem. ♥

Ps: prometo que o próximo vai ser sobre uma cidade grande (ou sobre o meu projeto em si, ainda não decidi hahaha).

Ps 2: até o fim do ano termino de falar sobre o meu intercâmbio HAHAHA

Ps 3: continuem me mandando emails e mensagens perguntando dicas sobre as minhas viagens, pois eu AMO responder!

Beijos :)

You Might Also Like

0 comentários