Intercâmbio na Polônia - O que está acontecendo?

10:53:00

Nos últimos meses, comecei a divulgar para o "mundo" (meus amigos e contatos hehe) que eu iria morar por 6 meses na Polônia. (Tinha medo de contar antes de dar tudo errado... vai saber né)

A reação das pessoas, na maioria das vezes, foi aquela cara de "OI?/Por que Polônia?/O que você vai fazer lá?" e eu resolvi vir aqui contar um pouco mais.

Vamos aos fatos: em 26 de setembro vou pegar um avião e partir para minha segunda aventura no Leste Europeu. Volto só em 14 de março do ano que vem, com a bagagem cheia de experiências legais (assim espero) e muita saudade pra matar.



Vou especificamente para a Cracóvia, onde vou estudar Direito por um semestre acadêmico. E, não, não vou estudar em polonês! Mas sim em inglês. :) 

Como eu sei que às vezes as informações tanto na UFPR, quanto para quem ainda nem entrou na faculdade (essa é pra vocês, meus aluninhos <3) são meio escassas sobre intercâmbios, resolvi fazer tipo um "FAQ" das perguntas que mais ouvi, explicando como vai ser minha experiência. Além disso, quero falar um pouco do país que escolhi e do Leste Europeu também - que eu amo tanto!

Here we go:

O que você vai fazer lá?

Estudar um semestre de Direito na Universidade Jaguelônica, na Cracóvia.

Cracóvia amada ♥ Foto da viagem que fiz pra lá em 2015!

Como você conseguiu esse intercâmbio? É AIESEC? É CsF?

Não, não é pela AIESEC, nem pelo Ciências sem Fronteiras. Eu vou fazer a Mobilidade Acadêmica. Isso significa que vou estudar em uma universidade que é conveniada com a minha universidade aqui do Brasil (UFPR). Todos os alunos da UFPR podem tentar esse tipo de intercâmbio e quando consegue, você automaticamente vai poder estudar de graça na universidade conveniada. Além disso, a UFPR oferece bolsa auxílio para alguns alunos (um aluno por Setor, para ser mais especifica), o que é o meu caso. Resumindo: vou ter a faculdade lá na Polônia de graça + uma ajuda financeira da UFPR para cobrir minhas despesas (não cobre tudo, mas já ajuda bastante).

Para conseguir tanto o intercâmbio em si, quanto a bolsa auxílio, eu passei por um processo seletivo interno da UFPR, que é bem trabalhoso. Os critérios para os alunos serem aprovados dependem de cada Setor da universidade, mas no meu caso o que contou MUITO para eu conseguir o 1º lugar (e a bolsa) foram, com certeza, as minhas experiências. Muito mais que minhas notas ou publicações, os trabalhos voluntários que eu fiz e os projetos em que fiz parte na faculdade contaram muito para melhorar meu currículo. Então... fica a dica: ter notas altas é importante sim, mas não é tudo. Tenha experiências, seja participativo e etc.

Por que você escolheu essa universidade/esse país?
  • Porque eu tenho certificado de proficiência apenas em inglês e para a UFPR vale a seguinte regra: "Caso o país não tenha como uma de suas línguas oficiais o francês, espanhol, italiano, inglês, alemão ou português será exigido o inglês, desde que esse seja aceito pela Universidade de destino como língua de instrução." Isso significa que, para eles, se eu quisesse fazer intercâmbio em um país como França, Espanha ou Itália, eu teria que ter comprovante de proficiência na língua desses países. Com o meu certificado de inglês, minhas opções se limitaram a países falantes da língua inglesa ou países com idiomas "não tão comuns" como esses 6 citados, como é o caso da Polônia. Eu também poderia, obviamente, ir para um país falante de português.
  • Porque eu queria muito ir estudar na Europa. Esse sempre foi o meu sonho e quem me conhece sabe disso. Além disso, se eu fosse pros EUA não poderia estudar Direito em si (porque lá você precisa ser formado em alguma faculdade para poder estudar Direito), então achei que não era a melhor opção pra mim.
  • Porque eu sou apaixonada pelo Leste Europeu e me encontrei lá.
  • Porque eu tenho ascendência polonesa super forte na minha família.
  • Porque a  Jagiellonian University é uma das melhores universidades com a qual a UFPR tem convênio. Ela é super antiga e tradicional, bem organizada e com boas avaliações. Além disso, é a universidade do Papa João Paulo II e do Copérnico (é muito legal falar isso)!
UJ ♥
  • Porque eu vi as matérias ofertadas em inglês pela universidade e me interessei por elas. Eles ofertam várias matérias sobre o Direito Europeu, Direito Constitucional, Direito Comparado... enfim, vi aulas que eu realmente gostaria de assistir.
  • Porque quando fui pra Cracóvia foi amor à primeira vista. A cidade é LINDA, apaixonante e tem uma qualidade de vida muito boa.
  • Porque a Polônia é um país genuinamente barato. Com a bolsa apertada da UFPR, é muito bom ter a tranquilidade de ir para um país com um custo de vida baixo.
  • Porque eu queria estudar em inglês e melhorar meu nível na língua, queria realmente me desafiar. Até coloquei uma faculdade em Portugal como minha terceira opção, mas meu foco sempre foi estudar em inglês.
Enfim, foram diversos motivos balanceados que me fizeram optar pela  Jagiellonian University e fico muito feliz de tudo ter dado certo lá - tinha muito medo que eles não me quisessem! hahahahaha

Onde você vai morar lá?

A minha (futura) universidade tem vários dormitórios espalhados pela cidade e vou morar em um deles. Escolhi um que fica muito perto do Centro da cidade, dos pontos turísticos e da biblioteca (♥) da universidade. Também é bem pertinho da universidade em si, então acho que dá pra ir a pé e economizar o dindin do ônibus (a não ser que esteja muito frio, né). To bem ansiosa com essa experiência de dormitório, porque não faço a MÍNIMA ideia de quem vai dividir quarto comigo e porque tô esperando algo tipo filme americano (hahahhaha. não. sim. talvez). 

Escolhi ficar no dormitório da universidade por ser uma opção muito barata (cerca de 350 reais por mês), além de fácil (já resolvi tudo daqui e já tenho certinho onde vou ficar) e que vai me proporcionar uma experiência completa de universidade fora de casa haha. Sei que não vai ser o lugar mais chique ou confortável do mundo, mas estou bem tranquila com isso, na verdade nem ligo muito e durmo em qualquer canto (quem me conhece sabe). E pra falar a verdade parece ser bem legal lá! Vamos ver :)

Foi difícil ser aceita pela universidade polonesa?

Na verdade, não. Foi bem mais tranquilo e fácil do que ganhar a bolsa pela UFPR, por exemplo. Só tive que mandar os documentos bem certinho, fazer um plano de estudos e logo recebi minha aprovação!



O que ajudou muito foi eu já ter feito o TOEFL iBP anteriormente (fiz em 2015) e ter tirado uma nota suficiente de acordo com o que a universidade pediu. Então já tinha ele prontinho para mandar para eles.

Para quem quer ter alguma ideia de quais documentos as universidades europeias pedem para intercâmbio, aqui segue uma listinha dos que a minha pediu (é claro que isso muda de universidade pra universidade, mas dá pra ter uma base):
  • Bilateral Agreement Application Form 
  • Research plan/ Exchange studies plan
  • Curriculum vitae
  • Copy of the passport page with photo
  • Letter of support from home university
  • Copy of the student ID card of home university
E aí, vai voltar falando polonês?

Se tudo der certo, pelo menos o básico SIM! A minha universidade lá oferece um curso extracurricular de polonês para estrangeiros e eu pretendo fazer ele. Sei que para alguns parece besteira estudar polonês, pois não tem muita utilidade no Brasil... mas para mim faz todo o sentido do mundo estudar! Eu valorizo muito a ideia de ir para um lugar e conhecer o máximo possível da cultura dele e acredito que a língua é uma das manifestações culturais mais fortes que existem. Além disso, aprender (ou pelo menos tentar aprender) um idioma aproxima as pessoas, mostra respeito e é uma forma de expandir seus horizontes e sair da sua zona de conforto! (eu toda filosófica hahaha). Enfim, espero conseguir aprender algo sim :) Dobre!

Bom, gente, é isso por enquanto. Ainda não sei direito como vai ser tudo, só sei que vai ser uma SUPER experiência e que já estou morrendo de saudades da minha família, namorado, faculdade, trabalho, amigos... Vai ser um desafio e convido vocês a viverem isso comigo!

Se alguém quiser saber mais alguma coisa, tiver alguma dúvida sobre intercâmbio, TOEFL, Polônia, bolsa de estudos, vida e coisas aleatórias... estou aqui para tentar ajudar ;)

You Might Also Like

0 comentários