(Mochilando) Um dia em Veneza!

18:58:00

Bom, antes de eu embarcar para a Europa, prometi para os meus amigos que iria manter esse blog atualizado com todas as minhas "aventuras"... Como dá pra perceber, não deu muito certo, hahaha. Tenho uns três posts começados, que tentei escrever durante o meu intercâmbio, mas sempre foi tudo tão corrido que nunca consegui terminá-los. :( Mas, agora, nos meus últimos dias aqui, resolvi tentar escrever um pouquinho sobre como foi - e está sendo - a minha viagem.

E o primeiro tópico escolhido foi... a minha amada Veneza. ♥ Eu passei o dia lá exatamente há semana atrás (17/03) e foi um dos melhores dias da minha vida... Então, vou tentar compartilhar um pouquinho como foi, quanto gastei, o que fiz, etc. Se alguém quiser alguma dica a mais, só perguntar. :)

Chegando em Veneza: Eu estava hospedada na casa da minha amiga, Silvia, em Verona, então fui para Veneza de trem. Fui pela Trenitalia e foi bem fácil de comprar. A passagem de ida (e foi o mesmo com a de volta) custou 8,60 euros (viajar de trem pela Itália não é a coisa maaais barata do mundo) e saí de Verona às 8:21 da manhã, chegando em Veneza às 9:48. Foi uma viagem tranquila e bem bonitinha, achei o trem bem confortável também.

Na estação de trem, eu fiz uma coisa MUITO burra. Eu tinha ido sozinha passar o dia lá e tenho bastante vergonha de pedir para outras pessoas tirarem fotos de mim, então, decidi que iria comprar um "pau de selfie" (pior decisão da vida, hahaha). O problema é que eu comprei no primeiro lugar que encontrei, dentro da estação, numa lojinha, e foi 12 euros... Chegando lá fora achei até por 3 euros (uns bem ruizinhos, mas achei), então me arrependi super. Mas, ok, foi uma lição. hahaha

Enfim, saindo da estação, foi isso que encontrei:

Estação de Veneza (S. Lucia)  :)
Foi simplesmente amor a primeira vista... De verdade, eu fiquei meio boba de ver tudo aquilo, acho que fiquei uns 5 minutos parada, só olhando pra tudo. Para me guiar na cidade, eu tinha imprimido um mapa da cidade, com os principais pontos turísticos marcados e deixei salvo no gps do meu celular a localização da Piazza San Marco - que é o principal destino turístico da cidade e onde eu queria chegar. No fim das contas, nem usei o mapa, só o gps de vez em quando pra ter certeza sobre onde eu estava, porque, tenho que admitir, é uma delícia se perder em Veneza. De verdade, acho que isso faz parte do "passeio turístico"... entrar em ruazinhas e de repente se deparar com um canal, com uma ponte fofinha... é incrível!

Enfim, saí da estação, atravessei a ponte que tem quase na frente dela e fui seguindo as placas que indicavam "Ponte de Rialto", que era outro ponto turístico que eu sabia que era imperdível e que fica no caminho para a Piazza San Marco. E, de verdade, tem muitas placas que indicam onde é a ponte e onde é praça, muitas mesmo. E isso acontece com todos os pontos turísticos da cidade, o que é ótimo.

O caminho até a ponte foi a coisa mais linda do mundo... cada pontezinha, cada pequeno canal, me encantou demais. Foi no caminho também que resolvi comprar meus souvenirs, porque eu sabia que quanto mais me aproximasse dos pontos turísticos, mais caro eles ficariam. No fim, comprei dois chaveirinhos e um imã de geladeira das famosas mascaras de carnaval de Veneza, por  5 euros os três.

Como eu disse, eu fui andando bem livre pelas ruas da cidade, mas, depois de um tempinho, a fome começou a bater e eu queria muito achar um lugar para sentar para comer minha marmitinha. Detalhe importante: não comprei NENHUMA comida em Veneza, levei tudo pronto de casa, comidinhas deliciosas que o pai da minha amiga fez pra mim. ♥ Nisso, eu economizei muito e, além disso, comi super bem e de forma saudável (ok, tinha um bolo de chocolate e uma pizza no meio da marmita hahaha mas também tinha risoto com salada, muita água e barrinha de cereal!). Por isso, comecei a me guiar um pouco pelo GPS, pra achar a Ponte do Rialto, a praça e daí finalmente comer. :)

Na ponte do Rialto, achei mil lojinhas diferentes, é muito legal lá. Além disso, encontrei milhares de turistas também, foi bem difícil conseguir um espacinho pra tirar foto - e ter coragem pra pedir para alguém tirar a foto para mim também, já que eu não me acertei com o pau de selfie, hahaha.

Apesar da fome, fiquei um bom tempinho ali na ponte, só observando a beleza do Grand Canal, e fiquei realmente emocionada por estar ali. É que viajar para Veneza foi algo muito especial para mim. Foi minha primeira viagem (ainda que tenha sido só uma day-trip) completamente sozinha, só eu e os meus pensamentos. E foi incrível! Poder andar no meu próprio ritmo, desbravar uma cidade completamente nova sozinha... isso dá uma sensação de liberdade que não consigo explicar aqui. Me senti muito realizada e feliz, por estar ali, realizando um sonho e feliz com a minha própria companhia (algo que sempre foi muito difícil para mim). Acho que Veneza me mostrou o quanto eu tinha crescido durante o meu intercâmbio, embora seja meio clichê e bobo falar isso. Foi por isso que, quando cheguei na Piazza San Marco e entrei na igreja, eu... chorei. E muito. Hahahah. Chorei de felicidade. ♥

E esse é um pedacinho da tão falada Piazza San Marco:

Foi lá que eu sentei para comer meu almoço e isso foi a segunda burrada da viagem. A praça é simplesmente infestada de pombos - mais do que eu conseguia imaginar - e eu tive que ficar correndo deles com o meu pedacinho de pizza, hahaha. O que mais me deixou perplexa é que, enquanto eu fugia dos bichanos, tinha gente pagando pra comprar comida e, assim, tirar fotos com eles comendo a comida na mão. Sério, não dá pra acreditar. Enfim, essa foi a única coisa que não gostei em Veneza (na verdade, odiei): os pombos. Mas, de qualquer forma, mesmo com pombos, a praça é incrível! Lá, fiz duas "atividades": entrei na Basílica de São Marcos (mas só na parte que é de graça) e paguei 8 euros para subir no Campanário - o que vale muito a pena. A igreja é demais e foi a primeira igreja na viagem que entrei não somente como turista, mas também para rezar. E a vista do Campanário é sensacional:

Depois da praça, fui conhecer a Ponte dos Suspiros, que conectava o Palácio Ducal com a prisão, ou seja, era uma ponte pela qual os prisioneiros passavam quando iam a julgamento. Infelizmente, não consegui fazer o passeio dentro do Palácio, porque achei o preço bem salgado e não valia a pena pelo tempo disponível que eu tinha, mas essa é a ponte vista de fora:

Depois de lá (e de dar mais uma voltinha pela praça), coloquei no meu GPS a localização da Basílica de Santa Maria della Salute e decidi que eu iria até lá, pois queria muito conhecer essa igreja e no caminho, a pé, consegui conhecer vários outros lugares.

Passei pelo Parco Público; pela rua com as lojas chiques que eu tenho medo até de entrar (tipo Prada); pela La Biennale; visitei o Museo della Musica (de graça e leva uns 10 minutinhos para ver tudo); visitei uma exposição (também de graça) no Museo dell'Impressionismo Russo di Mosca, que foi totalmente aleatório e INCRÍVEL (e me rendeu uma ida de graça ao banheiro, porque tudo lá em Veneza é pago hahahah); passei pela única ponte de madeira da cidade, a Ponte de l'academia; passei pela Gallerie Dell'Accademia; e, finalmente, depois de todos esses lugares legais, cheguei na Salute. Recomendo demais esse caminho que eu fiz, foi totalmente surpreendente (como o museu com quadros do impressionismo russo) e apaixonante. E essa é a igreja:

O que eu adorei em Veneza é que todas as igrejas são de graça para entrar (não é o mesmo em Verona), então vale bastante a pena. Depois dessa Basílica, voltei a pé por um caminho um pouco diferente para a Piazza de San Marco (parei em mais duas igrejinhas), fiquei na praça mais um pouco ouvindo uma banda de música clássica tocar num café (muito amor!) e resolvi pegar um vaporetto para voltar até a estação de trem. Para quem não conhece, vaporetto é um barco, o transporte público de Veneza, e custa 7 euros. Você pode escolher fazer o caminho mais lento ou o mais rápido, e, pelo tempo que eu tinha, escolhi o rápido, que durou cerca de meia hora. No barco, fiquei feliz demais por ter escolhido o rápido, porque fiquei beeeeem enjoada durante a viagem. Estava lotado e tive que ir de pé, o que não ajudou muito. Mas foi uma experiência e andar de barco em Veneza é sempre válido! Hahahaha

Esse foi, basicamente, meu dia em Veneza. Meu gasto total foi de 49 euros e foi, sem dúvidas, um dos melhores dias da minha vida! Não moraria na cidade, mas quero MUITO voltar pra lá, assim, todos os anos da minha vida, se possível, hahaha.

Ps: comecei a escrever esse post na minha última semana na República Tcheca, mas só terminei agora, no Brasil, duas semanas depois. :p

Ps 2: sei que ficou ENORME o post, mas é impossível falar menos de Veneza, hehehe.

Enfim, espero que alguém leia e tô aberta para dúvidas e etc. Veneza é incrível e eu fiquei completamente apaixonada por lá. ♥