Conhecendo a República Tcheca: Horšovský Týn.

14:29:00

Oi, mundo :)

Mês passado, eu recebi uma mensagem de contato aqui pelo blog da Aline M., me perguntando algumas coisas sobre o meu intercâmbio para a República Tcheca. Eu fiquei muito, muito, muito feliz com a mensagem, pois me mostrou que o blog está atingindo alguém e me deu a oportunidade de ajudar mais uma pessoa a realizar essa coisa linda que é viajar. ♥

Mas, ao mesmo tempo, fiquei brava comigo mesma, porque nunca mais postei nada aqui! Então, decidi terminar alguns posts antigos (esse aqui, por exemplo, eu comecei durante a minha primeira semana na República Tcheca), ainda que de forma mais simples do que eu planejava. Assim, pretendo ir postando tudo sobre a minha viagem aqui, ainda que bem atrasada! Então, se alguém mais tiver dúvidas ou perguntas, podem me mandar, que vou ficar muito feliz em ajudar e postar sobre o assunto aqui. :)

Enfim, explicações a parte, o post de hoje será sobre os meus primeiros dias de viagem... Foram dias muito importantes para mim, pois foram o primeiro "baque" que tive, então... espero que gostem!

Primeiros dias em Horšovský Týn.:

Como eu cheguei na República Tcheca no dia 23/01/2015 e meu projeto de intercâmbio começou apenas no dia 29, eu passei esses dias antes do projeto na casa da minha amiga Kristýna ♥, na cidade natal dela, Horšovský Týn.

Eu conheci a Kristýna quando ela passou dois meses no Brasil, fazendo parte do projeto da AIESEC que eu gerenciava. A cidade dela é bem pertinho de Pilsen (faz parte da região de Pilsen, na verdade) e tem apenas cerca de 5000 habitantes. Apesar de eu ter tido a opção de passar esses dias antes do projeto começar em Praga, por exemplo, ficar lá foi a melhor escolha que eu poderia ter feito!

Ter como minha primeira casa na República Tcheca uma cidadezinha pequena fez toda a diferença na minha adaptação ao país e também para eu realmente entender e vivenciar a cultura local. E, além disso, foi muito bom estar na companhia de uma pessoa amiga e conhecida, ainda que apenas por alguns dias.

Mas, afinal, que cidade com nome esquisito é essa? Pesquisando rapidamente no Google, cheguei a conclusão de que, talvez, eu sou a primeira brasileira a escrever algo sobre Horšovský Týn. Como eu falei, é uma cidade super pequenininha, mas incrivelmente encantadora. 

Em Horšovský Týn, existe um castelo (ou zamek, em tcheco) lindo, bem conto de fadas mesmo. Infelizmente, como a maioria dos castelos na República Tcheca, ele não abre no inverno... Mas, como a minha amiga é guia turística no castelo, ela conseguiu a chave para fazermos uma visita só nós duas! Confesso que fiquei até com um pouco de medo, mas foi incrível, hahaha.





Na parte interna do castelo, visitei vários cômodos, como quatros, salas, biblioteca, capela interna... Foi incrível. Foi meu primeiro passeio no intercâmbio e meu primeiro castelo da vida, então tudo me deixava boba!

O castelo também tem uma parte externa muito linda, que faz conexão com o parque da cidade (onde é possível, segundo a minha amiga, encontrar alguns animais selvagens)... Aqui vão algumas fotos dessa parte "parque" do castelo:




Além do castelo (o que faz uma visita na cidade valer MUITO a pena), Horšovský Týn é especial também por sua arquitetura. A cidade (ou vilarejo) é composta por várias casinhas coloridas, como essas da foto:


Horšovský Týn me fez entender muito bem a dinâmica do país e como eram as cidades lá no geral. Na maioria, todas as cidades da República Tcheca giram em torno de uma praça central, onde fica uma igreja (apesar do país, hoje em dia, não ser muito religioso, todas as cidades lá cresceram em volta de igrejas). Além disso, as cidades têm uma parte que refletem melhor o período socialista que o país viveu - e em Horšovský Týn não é diferente. Mais afastado do centro, existem prédios bem "padrões", uns iguais aos outros, com vários apartamentos, geralmente de cor cinza. 

Igreja da cidade!
Horšovský Týn também é uma cidade sem ônibus interno (afinal, pelo tamanho, isso se torna desnessário), mas que possui uma lanchonete de kebab (MUITO comum nas terras tchecas), lojas de vietnamitas (que são os principais imigrantes no país) e alguns bons Hospůdka(s), que são os pubs tchecos.

Como eu falei no começo, iniciar minha experiência na República Tcheca pela pequenina Horšovský Týn foi ESSENCIAL para mim, pois eu pude, logo de cara, ter contato com a realidade do país - e não apenas com a capital. Eu lembro dos meus dias lá com muito carinho e saudade, mesmo. 

Ah, quase esqueci de contar! Logo no dia que cheguei lá, diretamente do aeroporto haha, descobri que iria rolar um baile da cidade (isso é muito comum em cidades pequenas lá), com muita música e danças típicas. Apesar de eu estar super cansada e sofrendo de "jet lag", eu amei o baile! Me senti uma verdadeira princesa tcheca:

Eu, a Kristy (de amarelo) e uma amiga dela.
AH, foi em Horšovský Týn também que eu cortei o cabelo + fiz escova + fiz a sobrancelha por apenas 30 reais! Quer cidade melhor do que essa?

Um beijão e até a próxima!

Ps: Seis meses desde que vivi tudo isso... QUE SAUDADES!

You Might Also Like

0 comentários