Intercâmbio da Polônia - O que estou estudando aqui? (2)

00:17:00

Bom dia, lindos!

Como eu prometi no meu último post, vim aqui continuar a contar para vocês o que estou estudando aqui na Polônia. Já falamos sobre cursos de idiomas, sobre cursos que estou fazendo na Faculdade de Sociologia, mas... e a Faculdade de Direito? E é esse o tema de hoje!

Aqui na UJ, sou aluna vinculada à Faculdade de Direito e Administração (sim, é junto!). Mas isso, como vocês já viram no meu post anterior, não significa que só posso fazer cursos dessa faculdade. É só um norte mesmo, meu lugar "oficial", digamos assim.

Acabou que, no fim de tudo, optei por fazer dois cursos da Faculdade de Direito. Foquei, como disse antes, em cursos mais internacionais, sobre matérias que não tenho tanta oportunidade de aprender na UFPR. Esses dois cursos são American Contemporary Constitutionalism - Rights and Freedoms e Case-Based Legal Reasoning, Resolution of Legal Disputes, ambos voltados mais para o common law. Vamos ver um pouquinho mais sobre cada um...

AMERICAN CONTEMPORARY CONSTITUTIONALISM - RIGHTS AND FREEDOMS

Já vou começar dizendo que, infelizmente, essa matéria é a que menos gosto no curso e me decepcionou bastante. Não pela matéria em si, mas sim pelo professor. Ninguém entende nada o que ele fala, ele fica fazendo umas piadas nada a ver e, sério, acho que nem os poloneses da turma entendem o que ele fala. O inglês dele é muito muito estranho e, não sei, o jeito dele também... Enfim, o pior de tudo é que essa matéria começou duas semanas depois que as outras, então não deu mais tempo de trocar quando a gente viu que não era bacana.

Reclamações a parte, a matéria em si é bem interessante. Como o nome já diz, estamos estudando o Constitucionalismo nos Estados Unidos. Começamos lá no comecinho da história e estamos avançando. Como avaliação, podemos ou fazer um exame ou escrever um mega artigo em grupo - e é essa segunda opção que vou fazer. Aí que vem a parte legal: vamos escrever sobre o direito de portar armas. Acho que vai ser um trabalho/discussão bem interessantes, porque é um tema bastante polêmico e peculiar aos EUA. Como vocês estão vendo, estou produzindo vários artigos em inglês aqui, o que é MUITO bom pra treinar né!


CASE-BASED LEGAL REASONING, RESOLUTION OF LEGAL DISPUTES -

Como o nome já diz, essa matéria é baseada em casos. Mais precisamente na análise de diversos casos. São casos de cortes de common law (como dos EUA e da Inglaterra) e nosso objetivo na matéria é avaliar eles a fundo, discutindo os aspectos, as decisões, enfim, "destrinchar" o caso mesmo. Para isso, o professor passa toda semana textos sobre os casos para lermos para as aulas.

O primeiro que tratamos foi bem diferente. Era sobre um jogo de baseball, em que uma bola de um recorde caiu na plateia e quem pegasse ia conseguir um bom dinheiro vendendo ela. Um cara encosta nela mas deixa cair, daí outro pega e assim começa uma disputa legal... No começo foi bem interessante, mas depois de três semanas eu só conseguia pensar "AI QUE QUE EU QUERO SABER DESSA BOLA" hahahaha. Estudamos o que seria posse, propriedade e tudo mais. Depois, estudamos um caso sobre uma estação de trem em Londres, em que um cliente deixou uma mala no depósito da estação e ela sumiu, mas no papelzinho que entregaram para ele quando ele deixou a mala dizia que a estação só se responsabilizava por danos até "x" valor... Nisso, entramos numa discussão do que era contrato e etc.

Enfim, agora estamos em outro caso e por aí vai. São casos "clássicos", famosos e antigos, o que muitas vezes leva a um inglês difícil de entender. Mas, ao mesmo tempo, é muito bom, porque força bastante o inglês, estamos aprendendo vários termos jurídicos de common law e discutindo esses termos. Isso eu acho muito legal na matéria, a forma como analisamos e discutimos os termos e seus significados. Aliás, o dicionário é presença constante nas aulas (assim como umas formas de lógica no quadro às vezes hahahah).

O mais engraçado de tudo é o amor que o professor de Case-Based tem pelo que ele ensina. Sério, ele fala as coisas e olha pra gente com um sorrisinho muito maroto de satisfação - o que, é claro, rende boas crises de riso na aula.

Para essa matéria, vamos ter que fazer um exame final e eu tô morrendo de medo dele.

AVALIAÇÕES

Como eu fui contando para cada matéria, existem formas diversas de avaliações. Para algumas matérias, por exemplo, tenho que escrever artigos + fazer apresentação + exame final oral. Para outras, "só" o exame final escrito. Depende de cada uma. Mas todos os exames finais serão juntos, no período de exames, que começa no fim de janeiro e vai até a metade de fevereiro. Na maioria dos casos podemos escolher as datas em que queremos fazer eles, então ainda estou me organizando.

Só sei que janeiro/fevereiro, pela primeira vez na minha vida, vão ser insanos: tenho três artigos para entregar, uma apresentação para fazer, três exames finais orais (!!!!) e dois escritos. Aguenta coração! hahahahha

ESTÁ VALENDO A PENA?

Muito! Não vou chegar aqui e falar que é tudo perfeito. Que todas as aulas são maravilhosas. Sempre tem uns professores não tão bons, ou matérias que te decepcionam um pouco, como é o caso de American Contemporary Constitutionalism para mim. Tem dias que, é claro, eu tenho preguiça e tédio, como em qualquer outro curso. Mas isso não significa que eu não AME a faculdade aqui e a experiência que estou tendo.


Cada minuto quebrando a cabeça para escrever um artigo em inglês, cada aula que tenho que me concentrar 10x mais para não perder o fio da meada, cada discussão em grupo... vale muito a pena. Ter a oportunidade de discutir assuntos do Direito e Sociologia com pessoas de países tão diferentes está abrindo muito a minha visão de mundo e eu acredito que isso é muito importante para um profissional que vai atuar com o Direito.

Desde que estou aqui, abri demais minhas perspectivas e planos. É claro, também percebi o quanto é difícil. Quantas pessoas boas e bem preparadas existem no mundo... Mas isso serve como uma motivação e inspiração diárias!

Agora, para ser sincera, se você quiser fazer intercâmbio acadêmico e tiver a oportunidade de ficar um ano, fique. Eu queria muito ficar mais um semestre, acho que iria aproveitar muito mais no aspecto acadêmico. No intercâmbio de um semestre, você passa o primeiro mês se adaptando, conhecendo a cidade e etc. São muitas informações novas, muitas pessoas para conhecer, um mundo novo mesmo. Então, acredito que ficando mais um semestre conseguiria focar ainda mais na faculdade aqui. É claro, sou EXTREMAMENTE grata pela oportunidade de estar aqui nesse semestre e acho que no aspecto cultural minha experiência vai ser completa, mas a gente sempre quer mais né... (Para ser ainda mais sincera, queria fazer a faculdade toda aqui!! Amo demais)


Bom, gente, por hoje é isso, se tiverem mais coisas que queiram saber sobre a faculdade, não deixem de me perguntar. Eu sempre digo e repito: indico MUITO o intercâmbio na Jagiellonian University. A universidade é super internacional, tem vários cursos em inglês, várias palestras e atividades. A cidade é linda, barata e com conexões para várias cidades da Europa. Mais uma vez: sou muito muito grata pela oportunidade de estar aqui. Sempre fico pensando nisso, ainda custo a acreditar que é verdade, sabem? É como se eu estivesse vivendo um sonho. Muitas vezes também me questiono, se estou fazendo valer a pena, se estou me dedicando o suficiente, se estou fazendo valer o investimento da UFPR em mim... Enfim, começo a pirar sobre várias coisas hahah. Mas isso é assunto para outro post... Beijos!

Obs: Esse foi um post rapidinho só para terminar o anterior, mas, se tudo der certo, tem mais posts de viagens vindo por aí!

Obs 2: It's XMAS TIME!

Obs 3: Post publicado com o Wifi da Starbucks hehe

You Might Also Like

0 comentários