Intercâmbio na Polônia - O que estou estudando aqui?

15:44:00

Boa noite, mundo!

Como vocês sabem, eu não vim para a Polônia para fazer turismo, nem trabalho voluntário, mas sim com o principal objetivo de estudar! Mas, afinal, o que estou estudando aqui? Vale a pena fazer intercâmbio estudando Direito? Como é a faculdade? Essas e outras perguntas que não querem calar (hahahaha) serão respondidas hoje!

Primeiro, vamos aos números. Para validar meu intercâmbio, poder ser matriculada na matéria de intercâmbio e não perder minha vaga na UFPR, eu tenho que, obrigatoriamente, estar matriculada em no mínimo 24 créditos aqui - e ser aprovada em 75% deles. Mas, Amanda, o que são créditos? Aqui na Europa, cada matéria (dependendo da carga horária, número de atividades) tem um valor em créditos. Na verdade, também temos isso no Brasil, mas, pelo menos na UFPR, não é tão popularizado. Enfim, o valor desses créditos varia de matéria pra matéria. Algumas podem valer 3 créditos, outras 7, por exemplo.

Mais ou menos uma semana antes de começarem as aulas aqui e até algumas semanas depois que já tinham começado, tivemos nosso período de matrículas. Para matérias da Faculdade de Direito e Administração, pude fazer a matrícula online, no sistema, mas para matérias de outras faculdades, como a de Sociologia, tive que mandar email para o professor, conseguir uma autorização e daí eles me matricularam no sistema. A oferta de matérias em inglês aqui foi e é MUITO grande, muito mesmo. São matérias optativas (ou tópicas), que os poloneses também podem fazer, dos mais diversos assuntos, em inglês. Eu achei isso muito legal, principalmente porque descobri que isso não é normal nem mesmo na própria Europa. Franceses, italianos e alemães me falaram que nas universidades deles não existem tantas matérias em inglês assim. Por isso, se você quer estudar em inglês fora de um país que fale inglês mesmo, super indico a Jagiellonian University. Sério, tinha tanta opção que até fiquei perdida hahaha. E ainda tivemos a possibilidade de cancelar e trocar as matérias que não gostamos.

Enfim, voltando para as matérias que estou cursando... Estou fazendo, no momento, 28 créditos (4 matérias normais + curso de polonês) e mais uma matéria que não vale nenhum crédito (curso de francês). Ou seja, estou fazendo 6 cursos - o que é, aqui, bastante! Como vocês vão perceber, preferi pegar cursos mais "internacionais", não específicos sobre direito polonês. Vou falar sobre cada um agora:

GENDER AND LAW (Gênero e Direito) - TEORIA E PRÁTICA

Essa é uma matéria (acreditem vocês) da Faculdade de Sociologia. Assim, quando vi ela no sistema, fui correndo mandar email para a professora perguntando se eu podia fazer. E ela, prontamente, já me matriculou no sistema. É uma matéria dividida em duas partes: um dia temos aula sobre teoria, com uma professora, e em outro dia temos aula sobre uma parte mais prática/workshops, com outra professora. Ou seja, temos dois encontros semanais, com duas professoras diferentes - e vale 6 créditos! Eu já tinha feito uma matéria BEM parecida no Brasil, mas era mais focada na parte dos workshops, sem focar tanto na teoria como essa também foca. Em teoria, estamos vendo, no momento, a história do feminismo etc. Já na parte de workshop (minha favorita), estamos lendo textos e discutindo um tema por semana, como sufrágio feminino, mulheres e política, mulheres e educação, violência doméstica, tráfico de mulheres, etc. Cada aluno também vai ter que fazer uma apresentação sobre um desses temas. Contudo, como sou a ÚNICA não-europeia da turma, minha prof pediu para eu fazer uma apresentação especial, sobre a realidade das mulheres no Brasil. Muito legal, né? Tô adorando essa matéria - mesmo a professora da parte teórica não sendo tão didática quanto a da parte prática.

Plano de aulas e textos que temos que ler para a parte de workshops. Temos que ler os textos toda semana e a professora cobra MESMO! O que acharam dos temas?
Além dessa apresentação, vou ter também que escrever artigos e fazer provas nessa matéria - não é moleza não. E ah, como esperado, por ser uma matéria de Sociologia, a carga de leitura obrigatória paras aulas é bem grande. Mas vale a pena, são textos bons e por mais que seja difícil ler em inglês, é ótimo para treinar. O que mais gosto nessa matéria é a possibilidade de discutir sobre os temas com pessoas de diferentes países, comparar realidades, etc. Tá valendo muito a pena e é muito bom ter essa perspectiva internacional sobre as mulheres e o Direito. Ah, tem mais umas três meninas de Direito nessa turma, mas a maioria é de Sociologia mesmo.

THE ANTROPOLOGY OF CULTURAL PLURALISM (Antropologia do Pluralismo Cultural) - TEORIA E PRÁTICA

Essa matéria é, estruturalmente, bem parecida com a anterior. Também é da Faculdade de Sociologia, também vale 6 créditos e também é divida em duas aulas semanais - uma de lecture e uma de workshop. A diferença é a que a mesma professora dá as duas partes, então elas meio que se confundem e viram uma coisa só. O que é bom, porque ao mesmo tempo que ela explica teoria, ela mostra na prática. Já tivemos até uma aula de campo! Enfim, esse curso fez meus olhinhos brilharem quando eu vi, pois esse é... o tema da minha vida! Hahahha. Eu adoro muito mesmo estudar sobre pluralismo cultural/multiculturalismo, meu sonho é fazer um mestrado/pós que estude a relação com os direitos humanos e, enfim, me interesso muito mesmo pelo tema. Só que, até agora, nunca tinha tido a oportunidade de estudar isso diretamente. A professora dessa matéria é incrível, ela é polonesa nascida nos EUA, tem um inglês perfeito e muito conhecimento. Ao contrário da outra matéria, ela ainda não cobrou nenhuma leitura, mas já disse que temos que começar a nos preparar para escrevermos nosso primeiro artigo.

Essa matéria aborda as minorias, então estamos vendo a parte teórica (o que é uma minoria, multiculturalismo, etc) e também temos aulas específicas sobre uma gama de minorias que a prof selecionou. As primeiras minorias que estamos estudando são as religiosas, começando pelos judeus. Está sendo muito interessante, porque sou bem ignorante sobre o judaísmo e a própria história dos judeus, holocausto, etc, e estou aprendendo muito sobre eles. A aula de campo que tivemos, que eu falei ali, foi uma ida com a professora ao bairro judeu, onde entramos numa sinagoga e em um cemitério. Muito interessante mesmo! Nas aulas sempre rolam várias discussões e bastante participação dos alunos, o que é bem legal. O que acho ainda mais interessante é ver isso de uma perspectiva da antropologia, fugindo um pouco do mundinho "fechado" do Direito. Ah, sou a única aluna de Direito - pelo que sei - na turma. Também a única latino-americana!

Orientações da matéria :)
Nessa matéria, também vamos ter que escrever dois artigos + fazer um exame oral no final do semestre. Medinho! Como falei, a prof já nos falou sobre o primeiro dos artigos: temos que escrever entre 3-5 páginas sobre religiões. Temos que começar falando como é nossa realidade backhome, como a religião influencia na nossa vida, com quais temos contato e etc. Depois, no mesmo artigo, temos que escrever (descrevendo e analisando) duas religiões e "igrejas" diferentes que temos que visitar aqui em Cracóvia - ou em outra cidade. Vai ser bem diferente para mim fazer isso, porque não estou acostumada com esses textos mais... antropológicos, descrevendo minuciosamente as coisas e tudo mais. Espero que o meu um aninho de Jornalismo me ajude com isso! Vai ser um desafio, ainda mais por ser em inglês, e tenho um mês para fazer - mas vamos que vamos né! Certeza que vai ser bem legal.

CURSO DE POLONÊS - NÍVEL A1

Desde que recebi minha carta de aceite da UJ, eles me informaram que alunos intercambistas poderiam fazer um curso de polonês (um curso de línguas, normal, mas da própria universidade) e que isso poderia contar como créditos para nós, como se fosse uma matéria normal. Mais especificamente, 6 créditos. Contudo, seria um curso pago, com um desconto por sermos alunos da faculdade. Em termos de UFPR, é como se um curso de idioma que você faz no CELIN contasse como um matéria pra você, uma optativa, por exemplo. Foi uma terceira guerra mundial de opiniões entre minha família e amigos pra saber se eu devia fazer esse curso ou não - justamente por ser pago - e se valeria a pena.

Prédio onde tenho as aulas de polonês!
No final, decidi que valia a pena. O preço é ok, 600zl, e eu já não estou fazendo nenhuma matéria de Direito Polonês, por exemplo, então o curso de línguas é justamente minha oportunidade de ter contato com a cultura do país. Caso contrário, eu poderia estar fazendo esse intercâmbio em qualquer lugar do mundo que não faria diferença, entendem? Enfim, eu quis ter esse contato direto com a Polônia. Temos duas aulas semanais de duas horas cada do curso, do inglês para o polonês. O meu grupo é pequeno, só meninas e de MUITOS lugares diferentes. É bem puxado, meu professor tem um ritmo acelerado e parece que quer que a gente recite ópera em polonês em 1 mês hahahaha. Mas está valendo a pena. Para tentar fazer valer mais ainda a pena, estou fazendo Duolingo + Memrise de polonês também, pra reforçar. Vai que volto pro Brasil falando dzięki pra tudo, né? Segundo o Matheus, eu consigo ficar nível avançado de polonês em 5 meses... eu duvido muito e tô feliz se conseguir falar o básico! haha

Tentando entender sons em polonês...
Ah, como sempre, tinha que comprar o livro de matéria + livro de exercícios, mas eu me virei, achei o PDF e to indo imprimir/encadernar hoje, hehe. Importante falar que xerox aqui é MUITO barato, como se fosse... 4 centavos por página! 

Consegui imprimir enquanto esse post estava sendo construído. Agora tenho livro! (vish)
Bom, gente, ainda tenho mais 3 cursos para falar para vocês, mas esse post já está bem longuinho e como é um assunto bem mais pesado do que passeios em Londres, não quero prolongar ele ainda mais! Eu juro que não vou deixar pela metade, que o post contando sobre as outras matérias já está em construção e que não vou esquecer! Assim vocês ficam curiosos (eu sei que todo mundo na Terra quer saber o que estou estudando) para saber quais são os outros e continuam vindo no meu blog, heheh!

Mas e aí, o que acharam das coisas que já contei que tô estudando? Acharam que fiz uma boa em fazer o curso de polonês? Quais outras matérias acham que peguei e vou contar no próximo post? Gostaram de um post mais sério e sobre o intercâmbio mesmo ou nada a ver? Tem alguém lendo?

E se alguém quiser saber mais detalhes sobre a universidade, sobre o sistema de créditos, sobre qual livro usar para estudar polonês, sobre roteiros na Polônia... tô aqui! Acredito que troca de informações e ajuda é sempre bem vinda :)

Beijocas, Amanda! E... aguardem a continuação desse post!

You Might Also Like

0 comentários