Algumas horas em Londres: saindo do aeroporto numa conexão aérea longa

01:56:00

Como foi falei no meu último post, fiz conexão aérea em Londres para vir para a Cracóvia e foi uma conexão bem longa. Desde que comprei minhas passagens e vi que teria uma conexão de, mais ou menos, 9 horas, comecei a pensar se deveria ou não sair do aeroporto. Pesquisei em vários blogs e sites que me ajudaram muito e decidi que iria sim sair do aeroporto e conhecer a cidade em algumas horas - desde que não estivesse chovendo.

Resumindo para vocês, eu cheguei em Londres +- 7h20 e meu voo para a Cracóvia era só às 16h50. Contando o tempo para sair do avião, sair do aeroporto, chegar no centro da cidade, voltar pro aeroporto, chegar com antecedência para o meu outro voo e etc, eu teria 4 horas líquidas para passear pela capital inglesa. Com certeza, sair foi a MELHOR escolha que eu poderia ter feito. Sim, o aeroporto da minha conexão, Heathrow, era super legal, cheio de lojas e restaurantes, mas... 9 horas é muito! Se eu ficasse lá, acho que pegaria um hotel para dormir dentro do aeroporto - e acabaria gastando mais do que saindo para passear. Sim, eu estava MEGA cansada e não tinha dormindo nada no voo de São Paulo para lá, mas dormir eu posso dormir sempre, Londres não está tão pertinho todo dia né!

Explicações a parte, vamos falar de como foi esse dia. Cheguei em Heathrow e fui descer do avião quase às 8h, porque ele demorou para pousar. Todo mundo saindo meio correndo, atrasados para suas conexões, fui seguindo os sinais e fui para a parte de imigração. Importante: lá em Heathrow é tudo muito bem sinalizado e quem só está fazendo conexão para um país do Espaço Schengen não precisa passar pela imigração em Londres, mas sim no primeiro país pertencente ao Espaço que você entrar. No entanto, como eu queria de sair do aeroporto, eu tinha que passar pela imigração e conseguir uma autorização.

Fui para a fila (estava bem vazio, acho que pelo horário) com um certo medinho de algo dar errado, mas foi super tranquilo. O atendente perguntou quanto tempo eu ia ficar em Londres, expliquei que só algumas horas e que estava fazendo uma conexão; ele me desejou bom passeio e um bom intercâmbio; não pediu nenhum outro documento adicional (só o passaporte) e carimbou o mesmo com uma autorização para entrar no país por 6 meses! Fiquei meio chocada de como foi tranquilo, não sei se isso é comum ou não.


Passaporte carimbado, tudo certo, saí da área de conexões do Terminal 5 e fui procurar a saída. Com um mapa de Londres em mãos, saquei 20 libras do meu VTM para ter como um "pocket money", achei um lugar para deixar minha bagagem de mão (11 libras - paguei quando peguei a mala de volta, com o dinheiro que eu saquei), comprei um passe diário para o Underground (17,20 libras - paguei na hora no VTM), vi qual das linhas do underground eu tinha que pegar e... LONDRES, TÔ CHEGANDO! 

Peguei o trem por volta das 9h (ou seja, imigração, ida ao banheiro, guardar mala, sacar dinheiro, comprar ticket, esperar o trem durou mais ou menos 1 hora!) e decidi que iria primeiro para a Tower Bridge e depois voltaria para área do Westminster (onde tem o Big Ben, o Palácio, a Westminster Abbey, enfim, tudo o que a gente sonha em ver).


No aeroporto, peguei a linha azul e na estação de Hammersmith troquei pela linha verde (District Line). Tudo bem fácil e tranquilo. Nesse caminho, fiquei só observando as pessoas, ouvindo as conversas e não acreditando que aquilo estava realmente acontecendo. Meu coração foi acelerando cada vez mais e aquele sentimento de CARAMBA TÔ EM LONDRES foi só crescendo. O que achei mais legal do caminho no underground foi ver as casinhas pelas janelas, bem do jeito que a gente imagina casas inglesas, com tijolinho e etc. Apaixonei na hora!


Cheguei na estação perto da Tower Brigde, a estação Tower Hill, cerca de uma hora depois e exatamente às 10h12 saí dela e tirei essa foto:


Não tinha como não ser amor à primeira vista! Fui procurando o caminho rapidinho (eu estava muito preocupada com o meu tempo, então meu ritmo foi bem acelerado) e fui até a Tower of London. A Tower of London é uma construção muito grandiosa e histórica de Londres. É linda por fora e deve ser ainda mais legal por dentro - lá é o lugar onde estão as Joias da Coroa; com vários passeios que podem ser feitos. 

Como eu não tinha muito tempo, tive que me contentar com as selfies e fotinhos do lado de fora mesmo:

Tower of London devidamente vista (conhecida é uma palavra muito forte haha), fui pelas margens do Tâmisa para a Tower Bridge. Ali, não teve segredo: foi andar e ficar maravilhada com a vista. Acabei não atravessando a ponte por completo, fui só até a metade e voltei, pois estava com muito medo do meu tempo.


Minha visita na região da Tower of London + Tower Bridge durou entre 30/40 minutos e lá fui eu para a próxima parada! Eu até tinha pensado em ir a pé para Westminster, pelas margens do Tâmisa, para ir conhecendo tudo, mas o tempo pesou e resolvi usar - já que tinha comprado - o meu passe diário do underground. Peguei a District Line de novo - só que dessa vez na direção oposta, voltando de onde eu tinha vindo, e desci na estação Westminster. Esse caminho foi bem rapidinho e às 10h56 eu estava de cara com o Big Ben! E quando digo de cara, foi mesmo, saí da estação e me deparei com isso: (tanto que tive que tirar uma foto ali mesmo)


Naquela hora, não acreditei no que estava acontecendo. Foi tudo tão rápido, sair de Curitiba, horas no avião e, de repente, sem esperar, estar em Londres. Ver o Big Ben! Sei lá, nada fazia muito sentido para mim, eu estava realmente anestesiada, sabem? 

Resolvi focar no Big Ben e no Palace of Westminster um pouco depois e fui para a Westminster Bridge para conseguir ver a London Eye. De novo, não teve segredo. Foi só andar, parar, admirar, tirar fotos... e agradecer por estar ali.


Depois da London Eye, foquei no Big Ben e no Palácio de Westminster (sede do parlamento e prédio mais icônico de Londres).


Tirei fotos da ponte e depois fui indo para dentro, em direção a Praça do Parlamento - aproveitando que era caminho para a Westminster Abbey. Lá da praça, dá pra ter uma boa visão de tudo e rende fotos bem legais. Para vocês entenderem melhor, segue o mapinha:


E, é claro, fotinhos para ilustrar essa belezura que é Londres, né:


Saí de lá e fui ver a Westiminster Abbey mais de perto. Ela é toda linda, bem imponente, realmente incrível por fora. Infelizmente, estava acontecendo o funeral de alguém importante lá (muitos fotógrafos e muvuca), então estava fechada para visitação interna. De novo, me contentei com as fotos e vista externa e segui meu caminho. 


Minha ideia era sair dali, atravessar o St's James Park e ir para o Buckingham Palace, visitar minha família (HAHAHAHA não). Só que acabei passando na frente do prédio da Suprema Corte Inglesa. Como boa estudante de Direito, parei para observar o lugar, tirar algumas fotos e tudo mais... até que um segurança abriu a porta e me chamou! Ele veio falar que o lugar era aberto ao público e que eu poderia entrar se quisesse. Eu devia estar com uma cara muito apaixonada pelo lugar, para ele abrir a porta e ir falar isso! Como ainda era 11h34 (demorei uma hora e vinte minutos para conhecer todos os lugares que já citei aqui desde o começo do post! hahah), resolvi aceitar e entrei. Foi de graça, sem fila e muito bacana! É possível entrar nas salas de audiências, sentar nas cadeiras, enfim, conhecer tudo... Os estudantes de Direito piram! Até acabei encontrando um casal brasileiro lá, de Minas, o que foi muito gostoso e legal.


Depois dessa surpresa muito boa, segui meu caminho em direção ao Palácio. Importante dizer que naquele dia não ia ter a famosa troca de guardas, então eu já sabia que não ia ver e não tentei encaixar meu horário nisso. Sim, no outono/inverno só tem troca de guardas dia sim e dia não, infelizmente. :(


Passei, como vocês podem ver no mapa acima, pelo Imperial War Museums e pela House Guards Parade, depois entrei no St's James Park e fui atravessando ele bem tranquila, observando tudo. Importante dizer que nessa hora eu já estava com MUITA fome (só tinha tomado café da manhã no avião às 6h e pouquinho) e minha bateria do celular já estava meio baixa. Enfim, não achei nada intere$$ante para comer no parque e segui meu passeio:


Depois do St's James Park, dei de cara com o Buckingham Palace. Infelizmente, o jardim na frente estava sendo feito, mas nada que estrague a beleza do lugar. É tudo muito grandioso, muito ouro (hahahahah) e bem imponente. Me lembrou bastante a arquitetura de Paris. 


Algumas fotinhos depois, resolvi seguir meu caminho. Eu queria muito achar um lugar para comer e carregar meu celular, mas, olha, que tarefa difícil. Fui descendo a Constitution Hill (e passando pelo lado do Green Park), até que cheguei no Wellington Arch (sem fotos porque tava com pouquíssima bateria). Ali, decidi que iria até a Piccadilly Circus, umas das praças mais famosas de Londres, porque além de ser um lugar que eu queria muito conhecer, achei que iria achar um restaurante com comida BBB (enfase no B de barata) e com tomada para carregar o celular. Até considerei ir a pé, mas estava com zero energias e eu tinha o meu passe diário do underground, então mais uma vez usei ele. Peguei a linha azul, sentido Piccadilly, na estação Hide Park Corner.

Pertinho da Hide Park Corner
A Piccadilly Circus localiza-se no cruzamento das Ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Piccadilly Street e Haymarket Street, e é famosa pela presença de painéis publicitários gigantes, da estátua de Eros e das lojas de marcas famosas. E foi lá que a bateria do meu celular morreu. Deu tempo de tirar essa última foto e FIM:


Achei uma Pizza Hut lá, mas as tomadas deles não eram compatíveis com o meu celular. Como estava com muita fome e cansada, decidi que era melhor, então, eu voltar pro aeroporto. Comprei, com o meu pocket money, uns chocolates na estação do underground e peguei a Piccadilly line de novo (linha azul), dessa vez no outro sentido. Cheguei em Heatrow por volta das 14h, com tempo de sobra para o meu voo para a Cracóvia, peguei minha mala no locker e paguei, fui para a área de embarque e lá achei um mercadinho. No mercadinho, comprei meu almoço (um SANDUBA + suco por +-4 libras) e com o resto do dinheiro me comprei uma canetinha de Londres como souvenir.

Comi, carreguei meu celular e tive a certeza de estar vivendo um SONHO. 

No fim, gastei um total de 37 libras com tudo! 20 foi o que eu saquei, que foi dividido em locker pra mala+chocolate+almoço+caneta souvenir. As outras 17 foram o passe diário do underground.

Meu roteiro ficou, resumindo, assim: Tower of London, Tower Bridge, Big Ben, London Eye, Palace of Westiminster, Westiminster Abbey, The Supreme Court, St's James Park, Buckingham Palace e Piccadilly Circus. 

Foi um dia incrível, abençoado, inacreditável e um ótimo aperitivo para querer conhecer Londres ainda mais! <3

You Might Also Like

0 comentários