Intercâmbio na Polônia - Minha primeira semana, minha confusão e minha gratidão.

05:40:00

Witaj świecie!

Tudo bem com vocês?

Minha vida foi uma loucurinha nas ultimas semanas, preparando coisas para a viagem, fazendo prova na faculdade, saindo do estagio e efetivamente viajando, então não consegui postar aqui por um tempinho. :(

Mas, agora, já devidamente instalada na minha nova cidade, com um notebook novo (tendo que acentuar palavras no teclado virtual hahah), cá estou eu num café polonês super fofinho escrevendo para vocês. Explicações a parte, o post de hoje é sobre como está sendo essa minha primeira semana aqui - uma semana totalmente de adaptação, com certeza - e os meus sentimentos sobre tudo isso. Ou seja, um post bem com cara de diário mesmo. 

Viajei na última segunda-feira e foi muito estranho, porque parecia que aquilo não estava acontecendo. Sabe quando você espera tanto por uma coisa (e por tanto tempo) que quando ela finalmente acontece você não consegue entender? Bom, foi assim que me senti. Eu já sei do intercambio ha muito tempo, mas sempre foi algo distante, que algum dia iria acontecer comigo... Eu amava a ideia de que iria fazer intercambio, mas ver isso acontecendo de verdade... foi um choque. Para ser bem sincera, acho que só agora estou realmente entendendo onde estou.

Enfim, segunda não foi nada fácil, muito choro e coração apertado no aeroporto (o que já tinha começado na sexta-feira anterior com despedida de uma parte da família e continuado no sábado na despedia dos meus amigos). Curitiba-São Paulo, São Paulo-Londres... e 13 horas diretas num avião sem conseguir dormir me fizeram entender: eu estava indo para bem longe de casa. E por um bom tempinho.

Aeroporto de Curitiba e os lindos <3
Quando cheguei em Londres, não conseguia acreditar que EU, Amanda, estava em LONDRES. As 9 horas de conexão me levaram a sair do aeroporto e conhecer a cidade (isso é tema do próximo post) e foi ali que vi o quão abençoada e privilegiada eu estava sendo. Ver todos aqueles lugares dos sonhos, ali, pertinho de mim, me deram aquele choque de: Ei, seja grata, olhe onde você esta. E dai, mesmo ainda sem acreditar ou entender nada, eu aproveitei. Bati perna por Londres, peguei o underground, me perdi, fiz tudo que tinha direito - e tempo e dinheiro, claro hahaha.

Jantar no avião para Londres!
Mas ainda sim, não parecia real. Ainda sim, quando entrei no metro tentei ligar no celular do meu namorado - sem lembrar que não estávamos mais no mesmo pais. No final do passeio, de volta pro aeroporto, foi como se eu tivesse passeado, legal, ok, show, mas estava voltando para casa, sabem? Como se o Brasil fosse do lado de Londres. Como se eu fosse passear por um dia e pronto, voltar para o meu quartinho.

Visitando Londres com cara de quem nao dormiu!
E, bom... obviamente não foi assim. Vim para a Cracóvia de noite e a radio no táxi tocando musicas em polonês tirou mais uma camada que me fez entender um pouco melhor onde eu tava. Não só na Europa, longe de casa, mas em um pais em que não falo a língua ou entendo alguma coisa. Mais uma vez, choque, sentimento de confusão, felicidade misturada com medo... sentimento de estar perdida, mesmo.

Chegando no hostel, resolvi sair para jantar e aí a vi... A PRAÇA. Toda linda, iluminada, tao cheia de vida... chorei. Chorei por me sentir em um sonho, por não acreditar que ela, tao linda, estava ali na minha frente. Que eu estava vendo esse lugar maravilhoso. 


No dia seguinte, quarta-feira, passei o dia passeando pela cidade com o Hamdy, meu amigo do Egito, e um outro amigo nosso da Republica Tcheca. Ali, eu já estava entendendo onde eu estava e que era bem longe de casa - mas ainda parecia algo temporário e de turismo... Que logo ia acabar. 


Foi só na quinta-feira, sem eles ali, passando meu primeiro dia no dormitório que a ficha foi REALMENTE caindo. Tipo, oi, você esta numa nova cidade, num novo pais, morando sozinha e precisa comprar papel higiênico. Depois de dois dias de muita correria, comprando coisas para casa, matricula na universidade, tentando fazer novos amigos... chegou o final de semana.

Já sei onde estou. Já sei que agora moro aqui e aprendi a chamar o dormitório de casa. Me sinto extremamente feliz, abençoada e animada com a faculdade. Mas isso não torna tudo fácil. Não é fácil. Primeiro final de semana longe de casa. Hoje não tem irmãos, não tem namorado, nem novo episodio de OITNB. Hoje nem minha colega de quarto esta aqui. Hoje eu tenho eu, muita saudade sim, mas uma cidade linda para explorar. Hoje e dia de começar a montar minha nova rotina. De descobrir lugares, mercados bons e como limpar um banheiro. Hoje considero, oficialmente, meu primeiro dia de intercambio.


Amigos, família, amor... me desculpem se as vezes eu parecer meio perdida. Desculpem se pareço não estar valorizando tudo o que esta acontecendo comigo. Eu estou. Estou muito feliz e orgulhosa. Mas não é fácil. Adaptações nunca são. Mas prometo que irei voltar para o Brasil com a melhor versão de mim. E, Polônia, estou louca para te conhecer. Seus habitantes nem sempre são os mais simpáticos do mundo, seu transito é confuso e seu idioma difícil aos ouvidos. Mas ao mesmo tempo você é tão encantadora, cheia de mistérios e vida... Prometo que vou dar o meu melhor nesse nosso relacionamento, ok? 


E que venham as aulas. As viagens. Os amigos. Os passeios. As saudades. Os choros. Os Skypes. Os risos. Porque o importante e ser INTENSO. Então, bora viver!

E se der medo... vai com medo mesmo.

Obs: sorry pelas palavras sem acentos, ainda estou me adaptando com o novo laptop!
Obs 2: logo logo publico o post sobre minhas horinhas em Londres!

You Might Also Like

0 comentários