(Mochilando) 1 final de semana no Rio de Janeiro - Dia 2: Zona Sul, Pão de Açúcar e Carnaval.

06:20:00

7 meses depois, no meio de posts sobre a Polônia, bora continuar a série de posts sobre roteiro de 1 final de semana no Rio... (gosto de encerrar ciclos) (e imagina se fosse 1 semana inteira... hehe). Os posts anteriores você pode encontrar aqui (preparativos) e aqui (dia 1).

No sábado (13/02) acordamos bem cedinho e começamos o nosso primeiro dia de verdade no Rio de Janeiro. Café da manhã no hostel, saímos e fomos a pé até a Praia de Botafogo, mais especificamente em frente à sede Mourisco Mar do Botafogo de Futebol e Regatas, onde pegamos a nossa bicicleta do Bike Rio. Elas são bem famosas e populares no Rio e a qualidade delas é... ok.

Muito estilo, eu sei! hahahhaa

No  início, parecia um ótimo negócio, afinal custa apenas 5 reais para usar as bikes por 24 horas! O esquema é mais ou menos igual ao de Paris: você tem limite máximo de tempo (1 hora) que pode ficar com uma bicicleta cada vez e tem que ir trocando de bike nas estações se quiser usar por mais tempo, com 15 minutos de intervalo entre as viagens. Caso você não reengate sua bicicleta numa estação em até 60 minutos depois da retirada, o sistema cobra R$ 5 por hora adicional (a conta cai no cartão que você usou para comprar o passe). Para usar o Bike Rio, você precisa de um telefone celular e de um cartão de crédito Visa, MasterCard ou Diners.

Como eu falei, a ideia da bike é muito legal e eu estava bem empolgada pra usar (foi minha ideia e os meninos aceitaram haha), mas, na prática, existem alguns problemas. Algumas bikes estão quebradas ou meio ruins de usar; a distribuição não é muito bem feita nas estações (às vezes você chega e não tem nenhuma e às vezes está tudo lotado e você não acha lugar para colocar a sua) e também tivemos um probleminha com o funcionamento da estação em si (de identificar que a bike estava lá). Como fomos no final de semana logo depois do Carnaval, tinha muita gente usando as bikes, então a experiência não foi tão boa quanto podia ter sido. Mas nada que tenha estragado nosso dia. Eu, Amanda, particularmente gostei e voltaria a usar com certeza! E andar pelo Rio de bicicleta é lindo...

Voltando para o roteiro, saímos com as bikes e a ideia era irmos pedalando pela orla da Zona Sul, saindo do Botafogo e passando pela Praia do Leme, Praia de Copacabana, Praia do Arpoador e parando na Praia de Ipanema - onde iríamos encontrar uns amigos cariocas.

Basicamente nosso roteiro (com algumas mudanças/adaptações)
Só que... logo de cara, nos perdemos. Mas não que tenha sido ruim: fomos parar em frente do Pão de Açúcar. Quando vimos, sem querer, tinha um bondinho passando por cima da gente. Demos meia volta, nos batemos, andamos bastante e quando vimos... estávamos em Copacabana. Deixamos nossas bikes numa estação e fomos para as fotos: teve praia, água de coco, Copacabana Palace, Guaraviton, castelos de areia... simplesmente INCRÍVEL.

Depois da parada em Copacabana, pegamos mais uma bike e seguimos... mas o Hamdy (migo egípcio) quis ir a pé, para poder tirar fotos e tudo mais. E lá fomos nós. Em resumo, acabamos indo quase que todo o caminho a pé (pegamos bike mais umas duas vezes, por trechos pequenos). Andamos por toda a orla de Copacabana (muitas fotos pelo caminho) e fizemos nossa próxima parada no Forte de Copacabana.

Barato (3 reais pra estudante!) e com uma vista LINDA, o forte vale muito a pena, com certeza. Lá dentro tem uma Confeitaria Colombo (não a original, mas bem legal também), só que estava muito cheio e caro, então deixamos no lanchinho para depois. No forte tomamos muita água (Rio, obrigada pela água de graça; Curitiba deveria aplicar isso também) e nos deparamos com paisagens incríveis. O mar ali naquele dia tava muito clarinho, transparente na verdade, coisa mais linda. Observamos a galera fazendo SUP em Copacabana, o que deu muita vontade de fazer também, mas fomos no mar só em Ipanema (nossa amiga estava nos esperando lá!). Olha só como a visita no Forte de Copacabana vale muito a pena:

Precisa de legenda?
Depois do Forte, atravessamos o Parque Garota de Ipanema e lá estávamos na Pedra do Arpoador. Subimos e nos deparamos com isso:

O mar tava SENSACIONAL naquele dia ♥
Praia do Arpoador devidamente conhecida, paisagem admirada, seguimos para Ipanema. Esse foi, com certeza, o trecho mais cansativo. Não conseguimos bike para ir até lá, então fizemos tudo a pé mesmo. Parecia, no início, super perto e fácil, mas nossos amigos estavam no Posto 10 (se não me engano) e demorou bastante para chegar lá. Com sol do meio-dia na cabeça e muito calor, apenas o Guaraviton foi capaz de nos manter vivos até lá. Hahahhaha ok, exageros a parte, esse foi o caminho que percorremos:

Mesmo cansados demais, é difícil se estressar no Rio. Tudo é muito lindo e chegar no destino final e se jogar na água geladinha vale a pena. Tudo bem que minha experiência no mar de Ipanema não durou muito, pois desisti após dois belos caldos, mas ficar ali relaxando num lugar que sempre foi um sonho pra mim... não teve preço!

Depois dessa manhã fitness de caminhada + bike, conhecendo a Orla da Zona Sul, fomos almoçar na casa da Thais lindona e depois fomos conhecer um pouquinho da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Depois de uma carona, back to the hostel, fomos... descansar! Cochilamos, tomamos banho e fomos para o destino que já tínhamos dado oi de manhã: Pão de Açúcar. Nós já tínhamos comprado os ingressos do Pão de Açúcar anteriormente aqui, por isso já tínhamos nos planejado para ver o pôr do sol de sábado lá. E foi exatamente isso que fizemos. Fomos a pé do hostel até o Pão e a experiência lá em cima não poderia ter sido melhor. Teve coração na boca, teve emoção, teve lágrima e um sentimento de gratidão IMENSO por estar ali. Emoção demais, mesmo. Não consigo descrever... Ah, e o lado bom de ter ido lá no final da tarde: sem filas para entrar! Fizemos o trecho completo de bondinho: Morro da Urca e depois Pão de Açúcar - subindo e descendo pelo bondinho. Valeu muito a pena e não me arrependo de ter ido nesse horário ou de não ter ido a pé pela trilha, por exemplo. Foi exatamente do jeito que tinha que ser: incrível. ♥

De volta a pé para o hostel (caminhamos MUITO no Rio), jantamos e, enquanto o Hamdy quis ir dormir, eu e o Matheus fomos para a maior AVENTURA dessa viagem... desfilar no Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio 2016! Desfilamos pela Unidos da Tijuca e foi, com certeza, a experiência mais intensa e incrível que já tive. Teve metrô cheio de gente cantando samba e dançando, teve correria, marmita na rua, deitar na calçada pra descansar, teve Matheus chorando achando que não ia conseguir desfilar, teve Rio de madrugada e teve muita emoção! Desfilamos lá por volta das 3/4h da manhã (não lembro exatamente) e recomendo muito a experiência. Vimos famosos, pseudo-famosos, acenamos pro público, tentamos sambar e vivemos um daqueles momentos que só quem já viveu consegue explicar. Resultado: fomos dormir 5h30 da manhã, sendo que tínhamos que acordar 8h30. Mas... quem se importa?

Ah, Rio, que saudade!

Obs: quem sabe até o final do ano faço o último post da "série"... hehehe.

Obs 2: como podem ver, estou bem empolgada com essa ideia de blog! É muito bom ter um cantinho para guardar minhas memórias e compartilhar sentimentos :}