(Mochilando) 1 final de semana no Rio de Janeiro - Preparativos

14:55:00

Em janeiro desse ano, meu amigo Hamdy, egípcio, que conheci na República Tcheca, veio fazer um intercâmbio social em Curitiba e ficou hospedado na minha casa. Foram 2 meses dele aqui, nos quais rimos muito, matamos a saudade, passeamos e turistamos um monte em Curitiba, falamos muito em inglês e, é claro, viajamos muito! Eu, ele e o meu namorado, Matheus, aproveitamos MUITO nossos dias juntos.

Hamdy chegando em Curitiba!
O Hamdy veio com uma grana limitada - e eu e o Ma tínhamos uma grana mais limitada ainda. Mas, ainda sim, queríamos que ele conhecesse o máximo de lugares possíveis (afinal, não é sempre que alguém vem do Egito pro Brasil né!). Desde que soubemos que ele viria, um lugar entrou certo na nossa lista: Rio de Janeiro. O Ma ama a cidade, o Hamdy queria muito conhecer e eu nunca tinha ido para o Rio. Então, foi uma escolha bem fácil. Sabíamos que não seria muito barato, mas nos planejamos e pesquisamos muito para gastar o menos possível, aproveitando bastante.

Comprando as passagens -

O primeiro passo foi comprar as passagens. Compramos um mês antes, mais ou menos, e fomos de avião, pela Tam (era a mais barata). Eu fiquei um bom tempo olhando o site das companhias aéreas (Tam, Gol e Azul), o Skyscanner e os sites das empresas de ônibus também. No fim, achamos mais baratas as da Tam, foram cerca de 300 reais, ida e volta. O Hamdy queria muito ir no Carnaval, mas as passagens estavam MUITO caras (o que era esperado) e falamos para ele que estaria cheio demais No final das contas, acabamos aproveitando o Carnaval também, pois fomos no final de semana logo depois: 12-15 de fevereiro.

Compramos as passagens para sair na sexta de Curitiba, às 17h30, e voltar do Rio na segunda-feira, às 9h45. Desse modo, iríamos passar 3 noites no Rio e conseguiríamos ver os pontos principais - sem ninguém precisar faltar trabalho.

Escolhendo acomodação -

Quando decidimos viajar, era certo que iríamos ficar em hostel. Como disse, nossa grana era BEM curta e nós 3 já tínhamos ficado em hostels na Europa e curtido muito a experiência. Logo depois de comprar as passagens, comecei a procura pelo hostel perfeito (sim, fui eu que tive que pesquisar tudo sozinha hahahaha). Usei as duas ferramentas clássicas de sempre: Booking e HostelWorld. O meu critério era: o que fosse mais barato e tivesse a melhor localização ao mesmo tempo. Ou seja, o meu filtro era sempre: "menor preço", hahahahaha.

Pesquisando bastante, cheguei até o Beach Backpackers Hostel. Ele era um dos mais baratos, tinha café da manhã incluso e uma localização ótima! Os preço eram:

- Sexta-Sábado: 50 reais;
- Sábado-Domingo: 25 reais;
- Domingo-Segunda: 20 reais.

Ou seja, 95 reais para 3 noites, com café da manhã. Isso em dormitório para 15 pessoas. Ah, sim, o hostel é localizado no Botafogo, perto de comércios, de metrô, linha de ônibus e da praia. Quanto a isso, não deu para reclamar. Sobre os outros detalhes do hostel, prefiro comentar no próximo post, mas posso adiantar que, em um geral, nossa experiência foi mediana.

Roteiro e passeios -

Gente, depois de resolvido quando iríamos e onde nos hospedariamos, começou a minha busca louca pelo roteiro perfeito. Tínhamos apenas dois dias inteiros! Eu procurei em todos os lugares possíveis dicas de roteiros de um final de semana no Rio, fui parar em vários blogs (por isso resolvi escrever esse post aqui) e quebrei muito a minha cabeça! Na minha ideia inicial, eu queria muito visitar o Centro Histórico no sábado (através de uma free walking tour), ir nas praias da Zona Sul, ir no Pão de Açúcar, na Lagoa, na Lapa e no Cristo. Por isso, compramos duas coisas antecipadamente:

Trem do Corcovado. Você pode ir de van, ao invés de trem, até o Cristo Redentor, mas resolvemos ter a experiência completa (e a diferença de preço não estava tão grande assim). Por isso, compramos online, aqui, por 68 reais (não tem meia entrada). Por que comprar online e antecipadamente? Porque já conseguimos agendar o horário que iríamos (domingo, 9h30) e evitamos filas ou qualquer tipo de imprevisto. Na minha opinião, valeu muito a pena comprar antes.

Pão de Açucar. Compramos online também, por aqui. Também tínhamos a possibilidade de não comprarmos o bondinho completo e irmos uma parte pela trilha, mas não tínhamos muito tempo e, mais uma vez, achamos que valia a pena ter a experiência completa. Por isso, compramos a meia entrada (estudante), pelo site, no valor de 38 reais. Quando você compra o bondinho online, não precisa escolher o horário da visita, apenas o dia. Por isso, escolhemos o sábado.

Outra coisa que decidimos e resolvemos antecipadamente foi que iríamos alugar uma bicicleta lá. Queríamos economizar ao máximo e quando vimos que era apenas 5 reais para usar a bike por 24 horas, topamos na hora! Para isso, baixamos o app da Bike Rio antes de irmos viajar. Nos próximos posts também conto como foi a nossa experiência real alugando bike no Rio.

Apenas uma coisa não deu certo do meu roteiro prévio: a walking tour no Centro. Nos planejamos para fazer ela no sábado de manhã, mas, poucos dias antes, descobrimos uma coisa que mudou tudo: a Walking Tour tinha sido cancelada, pois iria ter Bloco de Carnaval da Anitta no Centro naquele sábado! Hahahahaha.

No fim, nosso roteiro FINAL ficou assim:

1. Sexta a noite: chegada, check-in e jantinha no Comuna;
2. Sábado de manhã: ida de bike do Botafogo até Ipanema (passando por Copacabana, Arpoador, etc);
3. Sábado de tarde: lagoa e Pão de Açúcar;
4. Sábado de noite: Sapucaí <3;
5. Domingo de manhã: Cristo Redentor;
6. Domingo de tarde: stand-up paddle em Copacabana;
7. Domingo de noite: Lapa e Centro.
Não foi o roteiro que planejei inicialmente, mas foi PERFEITO assim. Eu não mudaria nadinha, nossa experiência foi... sensacional (mesmo com todos os perrengues).

Ficou curioso para saber como foram esses dias, passeios e perrengues? Aguarde os próximos posts, hehehehe. Pretendo fazer um para cada dia, contando cada detalhe.

Muito feliz de compartilhar essa maravilha que foi o Rio com vocês! Beijão.