Intercâmbio na Polônia - Passagens, Seguro Viagem e etc (Parte 1)

06:29:00

Decidir fazer um intercâmbio e conseguir uma bolsa de estudos para tal é muito legal, mas traz diversas responsabilidades e tarefas para fazer. Essas tarefas ficam ainda mais "trabalhosas" quando se tem um orçamento apertado e tenta economizar o máximo possível, então nesse post vou falar um pouco sobre como resolvi algumas delas... :)

1. Comprando as passagens!

Desde que tive apenas a possibilidade de fazer o intercâmbio, já comecei a pesquisar o preço das passagens - sou uma pessoa bem ansiosa. E, para ser sincera, era tudo bem desanimador, 3000 reais para mais qualquer passagem Curitiba/Cracóvia ou até mesmo São Paulo/Cracóvia. Comecei, então, a pesquisar todos os tipos de trechos possíveis (Curitiba/Cracóvia; SP/Cracóvia; Curitiba/Varsóvia; SP/Varsóvia; Curitiba/Praga; SP/Praga, e muitos outros) em todos os sites possíveis. Isso há... 6 meses atrás mais ou menos (já falei que sou bem ansiosa?).

Quando o intercâmbio deu certo, intensifiquei minha pesquisa e concentrei ela nos seguintes sites:

KAYAK ♥: o Kayak virou meu queridinho e site favorito para buscar passagens aéreas. Ele puxa preços de MUITOS lugares (muitos mesmo), fala se você deve comprar ou não, manda alertas de preços inteligentes e, pelo menos para mim, sempre mostrou a opção mais barata. Além disso, foi através dele que decidi a data da minha viagem, pois sempre colocava a opção de Datas Flexíveis e via qual era a melhor. Você também pode escolher o horário do dia que quer viajar, a hora que quer chegar, etc... E ah, você não compra nenhuma passagem no Kayak em si, ele só te direciona para o site da companhia aérea ou do Expedia, por exemplo.

Fiz essa pesquisa hoje para pôr de exemplo aqui. Caro, né? :o
Tirando isso dele ser muito bom para encontrar passagens para comprar, ele também é ótimo para organizar sua viagem! Você pode mandar todos seus itinerários para o email trips@kayak.com.br e ele organiza tudo para você. E o melhor: de graça! Ah, e você também pode mandar suas reservas em hotéis/hostels que ele inclui na sua viagem também:


VOOPTER: Eu descobri o Voopter meio que por acaso e foi uma surpresa muito boa. Depois que conheci ele, passei a usar sempre que eu pesquisava algo no Kayak, para comparar os preços. O diferencial do Voopter é que você pode escolher datas aleatórias (até 4) para comparar os preços, datas que não precisam ser seguidas. Exemplo:


O Voopter também puxa de muitos sites e é ótimo para comparar.

EXPEDIA: O Expedia não é um site para comparar preços de passagens, mas sim para comprar a passagem em si. Os preços dele também aparecem em sites de comparação (tipo no Kayak), mas acho bom pesquisar diretamente no site do Expedia também, para evitar perder alguma promoção e etc. Eu achei passagens muito baratas lá, com opções bem boas de vôos. Além disso, a vantagem do Expedia é poder pagar em real ao invés de em moeda estrangeira. (Isso aconteceu comigo, achei o mesmo itinerário no Expedia e direto no site da British Airways, só que no Expedia, além de ser mais fácil de comprar, estava mais barato!). Basicamente, o Expedia funciona como um agente de viagens, que organiza a compra de passagens, só que cobrando uma "comissão" justa e barata para isso.

Para a minha viagem, depois de muita busca, achei as passagens pelo Kayak e comprei pelo Expedia. Tudo bem tranquilo e confiável. Para economizar (sair de Curitiba direto estava custando 1000 reais a mais), comprei de São Paulo para Cracóvia, com conexão em Londres. O itinerário de ida e volta + taxas ficou em um total de R$ 2.230,00! E ah, a taxa de reserva do Expedia foi R$ 37,00... Justo, né?


O único problema da minha compra de passagem é que sair de São Paulo - e não de Curitiba - implica na diferença do peso da bagagem que posso levar. Comprei o trecho Curitiba-São Paulo separado e posso levar apenas uma mala de 23kg. Já no trecho São Paulo-Londres-Cracóvia posso levar duas malas de 32kg! Mas tudo bem, isso é o de menos e já estou resolvendo :)

Comentários sobre o SKYSCANNER: Eu sempre adorei o Skyscanner e usei muito no meu último intercâmbio, mas não usei ele para ver minha passagem para a Polônia. Por quê? Porque descobri que ele não é muito bom para achar vôos do Brasil para a Europa. Quando pesquisava nele SEMPRE dava mais caro que no Kayak e no Voopter, ele não tem acesso aos preços de tantas companhias aéreas e etc... Cheguei a conclusão que ele é sim muito bom, mas para outra finalidade. Ele é perfeito, por exemplo, para quem está fazendo intercâmbio e quer ir para algum lugar (voo barato), mas não sabe ainda para onde e nem quando - só quer economizar. Exemplo:


Nisso ele com certeza arrasa e é muito útil, como dá pra ver né!

Enfim, em resumo, meu celular virou especialista em apps de viagem, mas eu, confesso, adoro tudo isso. Adoro pesquisar preços, comparar, ver opções de voos... Dá até vontade de ser agente de viagens, hehe.

Só por curiosidade, meu celular é um Redmi 2!
O post ficou mais longo que o previsto, então deixo para falar do seguro saúde numa próxima ;) Espero que tenha sido útil, beijinhos!

Obs inútil mas talvez útil: esse post não foi patrocinado por ninguém, pois afinal ninguém me patrocinaria mesmo. hahahahah Ele é baseado nas minhas experiências pessoais e no que funcionou para mim... =)

You Might Also Like

0 comentários